EMPREENDIMENTOS E COLETIVOS DA ECONOMIA DAS CULTURAS/CRIATIVA SE REÚNEM PARA DEBATER E CONTRIBUIR PARA O FORTALECIMENTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

Publicado: junho 14, 2015 em Uncategorized
Tags:, , ,

Na última quinta-feira, 11/06/2015, dezenas de pessoas estiveram reunidas na ONG Ação Educativa para debater as potencialidades e os gargalos da Economia das Culturas e Criativa na cidade de São Paulo.

O evento reuniu em uma mesa de debate sobre Economia Solidária e Economia das Culturas Leo Pinho (Secretário Geral da Unisol Brasil, Presidente do Conselho Municipal de Drogas SP (Comuda) e Conselheiro do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CONDEPE) ), Christiano Basile (Coordenado geral do projeto Economia Popular e Solidária como Estratégia de Desenvolvimento) e GOG (pioneiro na Cultura Hip Hop brasileira, rapper e escritor), com mediação de Bob Controversista (Presidente nacional da Associação Cultural e Educacional MH2R e educador da UNISOL SP) e Erica Ribeiro (educadora da UNISOL SP). Para fechar a  atividade teve a celebração com apresentação litero-musical de GOG e o grupo de Rap 288 de Jundiaí..

Christiano Basile apontou que a economia solidária está acontecendo, mas de forma pulverizada. Ele defende que é preciso mapear o que se tem em economia solidária e mostrar o ‘menu’, tudo o que se tem feito: “O desafio que coloco para a gente é que estejamos unidos, e convido vocês para que estejam conosco, participando deste projeto que estamos desenvolvendo”.

Leo Pinho deixou a seguinte pergunta: “Nós somos capazes de transformar o impacto social que a gente gera em dinamismo econômico? O que eu tenho visto é que sim. ”

E GOG pontuou, dentre tantas falas significativas no encontro: “A periferia nos situa, e a minha busca foi entender que a minha negritude me define, independentemente de onde eu esteja. Pior do que ser periférico é ser periférico aos problemas. Na economia solidária, nós temos que ser o fogo que aquece a chaleira”.

O objetivo do encontro foi apresentar alguns resultados do trabalho de coletivos envolvidos na construção de um mapeamento, mobilização e inovação para o setor e convidar outros coletivos da cidade a integrarem o processo. Já participam do processo coletivos como Associação As Mulheres e o Movimento Hip Hop (Hip Hop Mulher), Associação Cultural e Educacional MH2R, União Popular de Mulheres (UPM), Coletivo Pretologia (Fusão Hip Hop Leste – FH2L), Coletivo Literatura Suburbana, Rede das Casas da Cultura Hip Hop do estado de São Paulo, Nação Hip Hop Brasil, SPCINE, ADESAMPA, ONG Ação Educativa, Coordenadoria da Juventude de São Paulo entre outros.

Esta movimentação é parte do Projeto Economia Popular Solidária e Empreendedorismo como Estratégia de Desenvolvimento, promovido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo (SDTE) e realizado pela UNISOL Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários), O mesmo tem como objetivo estruturar uma Política Municipal de Economia Solidária e Empreendedorismo na Cidade de São Paulo a partir dos encontros e demandas dos empreendimentos e coletivos solidários que atuam na cidade de São Paulo, combinando um marco legal adequado com um conjunto de ações de articulação dos empreendimentos e empreendedores populares e a consolidação do comércio justo e solidário na cidade por meio da articulação de iniciativas e da consolidação de uma estratégia em rede.

Até o momento já demandaram reuniões e engajamento no processo de construção 46 empreendimentos (Coletivos) de várias partes da cidade de São Paulo e 112 pessoas representando coletivos de vários segmentos. Dialogando e construindo novas possibilidades a partir do entendimento desta Economia das Culturas e Criativa.

Setorial Ecosol e Criativa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s