Seria de interesse do MINC ter um Conselho deliberativo problemarizador e construtor de novas possibilidades de valorização e fomento às Culturas Negras Urbanas e Rurais?

Publicado: setembro 23, 2015 em Uncategorized

Segue a sina de denegrir o CNPC – Conselho Nacional de Políticas Culturais, e a pergunta que não quer calar.

Seria de interesse do MINC ter um Conselho deliberativo problemarizador e construtor de novas possibilidades de valorização e fomento às Culturas Negras urbanas e rurais?

Faço das minhas, as palavras de indignação de várias e varios dos nossos mestres, pois participamos de todo este processo que levou à construção da nova e renovada formação do Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC, tanto antes quanto durante o TEIA Nacional, na sequência de várias e várias reuniões que fomos para Brasília e outros estados do Brasil, discutimos fortemente na Conferência Nacional de Cultura e depois disso ainda mais três reuniões com o Ministério da Cultura, e ainda reuniões com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural – SCDC, com a Secretaria de Assuntos Institucionais, com a Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, entre outros, onde pedimos o aumento da representação das Culturas Negras com mais 5 cadeiras de conselheiros (Capoeira, LGBTT, Hip Hop, Quilombolas, Religioes de Matrizes Africanas) – o MinC não deu.

Negociamos cotas nos colegiados existentes, o MINC diz que sederia, não sedeu – pior vem a auto-declaração, e sabemos que a elite vai se auto-declarar “afro-brasileiro”, vai se auto declarar Ponto de Cultura e etc (como está no formulário de inscrição de candidatos), depois exige 101 assinaturas em reuniões presenciais feitas apenas em capitais e sem dar condições de acesso aos povos de comunidades tradicionais residentes em lugares distantes e com comunicação reduzida, muitos com apenas radios de pilha.

Também foram negociadas a inscrição pelos correisos e por telefone 0800, para dar a chance de concorrencia a quilombolas e para a população que não tem acesso à internet, e essa possibilidade está que ja estava, inclusive, no edital que foi colocado em consulta pública e não foi confirmado no edital publicado.

A unica forma de participação nessa eleição é a votação virtual, entramos nesse processo e cadastramos candidatos e eleitores, e estamos mobilizando nosso povo para reuniões presenciais.

A forma que o MinC encontrou de excluir o povo tradicional de terreiros de matriz africana, os quilombolas e a população negra urbana e periférica foi identificar os IPs repetidos no registro de eleitores e de votos.

Pois cada computador tem um IP, mas os IPs de todos os computadores de uma lan house são iguas, e nas comunidades onde há somente um computador disponivel os votos serão invalidados. Serão invalidados por que o MinC quer que cada eleitor que se cadastrou nessas condições, comprove o seu voto, quer receber um documento com foto vindo daquele email cadastrado.

Mas quando nós nos cadastramos, o MinC não pediu esse mesmo documento – se tivesse pedido antes, a gente tinha anexado no cadastro, e a plataforma não rejeitava nenhum email inativo. Sabemos que nas nossas condições de exclusão economica e social, poucos de nós tem computador pessoal e acesso diario a seus emails. Entre nós um unico computador registra bem mais votos que os computadores de brancos da elite, onde cada membro da familia tem a sua própria maquina.

Enfim, esse procedimento adotado pelo ministério não vai alterar nada a composição dos colegiados. Não era e não é de interesse do MINC enegrecer a cultura brasileira. Esse sistema é excludente e nada vai mudar e nos fazer acreditar na possibilidade de sermos aceitos neste ministério racista, o que nos resta para além da continuidade Da mobilização é aquilombar, e fazer a politica da pilhagem.

http://cultura.gov.br/votacultura/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s